Três palavras que fazem a diferença em família

31 dez
A família é a base da sociedade

A família é a base da sociedade

O Papa Francisco, assim como seus antecessores e toda a igreja, tem dedicado atenção especial à família. De fato, é na família a primeira experiência de vivência comunitária. Essa prática exige, portanto, um exercício cristão de cada pessoa: pai, mãe e filhos. Em 2014, o Papa já convocou para o mês de outubro, a realização de uma assembleia extraordinária do Sínodo sobre a família. O objetivo é tratar dos desafios pastorais da família no contexto da evangelização.

Numa recente encontro com as famílias no Vaticano, o Papa destacou elementos fundamentais que permitem uma melhor convivência familiar. O Pontífice ressaltou a tríade de vocábulos: com licença, obrigado, desculpa. São três pilares que sustentam a vida cotidiana. O Papa Francisco perguntou na audiência: “Quantas vezes ao dia dizes obrigado à tua esposa, e tu ao teu marido? Quantos dias passam sem eu dizer esta palavra: obrigado! E a última: desculpa. Todos nós erramos e às vezes alguém fica ofendido na família e no casal, e algumas vezes – digo eu – voam os pratos, dizem-se palavras duras…“

Por fim, o Bispo de Roma aconselhou que nenhum membro da família encerre o seu dia sem fazer a paz com os demais, por isso “Pratiquemos estas três palavras em família. Perdoar-se cada dia!”

Deixe um comentário